quinta-feira, 19 de abril de 2018

CONFERÊNCIA COM O PESQUISADOR RENZO MARIA GROSSELLI

No dia 17 de abril de 2018, os alunos da EEB Osvaldo Cruz do 1º ano do EMITI e a turma do 2º ano noturno prestigiaram a conferência com o Sociólogo italiano e pesquisador de História, Renzo Maria Grosselli, no auditório da EEB Prof. Giovani Trentini, em Rio dos Cedros. 

Durante sua apresentação, Grosselli destacou os aspectos que o motivaram a estudar o fenômeno emigratório trentino/tirolês para o Brasil e outros países. Ressaltou a importância de reconstruir uma base historiográfica que servisse como fonte para milhares de descendentes de imigrantes que buscavam sobre a origem de suas famílias, tendo em vista que havia pouco material referente ao assunto, até então. 

O estudioso salientou também a produção do seu célebre livro "Vencer ou Morrer: Camponeses Trentinos (Vênetos e Lombardos) nas Florestas Brasileiras”, no qual intercruzou os dados dos registros contidos em arquivos na Itália com os que encontrou no Brasil. Além disso, contou aos presentes sobre as dificuldades enfrentadas pelos trentinos durante o período da grande imigração, que motivou milhões de pessoas a deixarem a Europa.

Renzo M. Grosselli tornou-se conhecido pelos alunos do EMITI quando estes iniciaram o Projeto de Pesquisa da área de Ciências Humanas sobre a História da Imigração em Rodeio, para o qual têm utilizado fonte do próprio autor ou outras em que ele é mencionado. Desta forma, a participação dos alunos neste momento de grande relevância possibilitou o enriquecimento das pesquisas do projeto que ainda está sendo desenvolvido e os oportunizou a conhecerem um renomado pesquisador de nossas origens.    

SOBRE O ESTUDIOSO

Renzo Maria Grosselli nasceu em Trento em 12 de janeiro de 1952, formou-se em sociologia pela Universidade de Trento, Itália em 1976, e, em 1998 obteve o título de doutor em pesquisa histórica pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nos anos de 1980 iniciou as primeiras sobre emigração tirolesa-italiana em Santa Catarina
Entre o período de 1983 a 1991 morou no Brasil, nos Estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, onde desenvolveu pesquisas junto aos arquivos públicos de Estado, arquivos das Cúrias Episcopais, arquivos municipais e também privados. Pesquisou também nos Estados do Rio de Janeiro ( antigo arquivo do Itamaraty) e arquivos do Estado de Minas Gerais.

ENTRE SUAS PRINCIPAIS OBRAS, ESTÃO OS LIVROS:

– Vincere o Morire - contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane – Santa Catarina 1875-1900. Trento, 1986.
– Colonie Imperiali nella Terra del Caffè - contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane Espírito Santo 1874-1900. Trento, 1987.
– Dove cresce laraucaria. Dal Primiero a Novo Tyrol - contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane. Paraná 1874-1940. Trento, 1989.
– Da schiavi bianchi a coloni. Un progetto per Le fazendas - contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane. São Paulo 1875-1914. Trento, 1991.
– Noi Tirolesi Sudditi Felici di Dom Pedro ll. Trento, 2008.

FONTE: http://www.novatrento.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/33857/codNoticia/480730 Acesso em 18 abril 2018




















5 comentários:

  1. (Lucas Daniel) A palestra foi muito boa e muito útil,vai ajudar bastante a conhecermos nossa história. Uma pena não poder ver ela até fim

    ResponderExcluir
  2. (Waldinéia Rosa de Andrade)
    A palestra foi muito boa,bem explicativa, apesar de não poder assistir toda a palestra gostei muito, vai me ajudar a entender mais sobre os trentinos e nossas descendências.

    ResponderExcluir
  3. A palestra foi de ótimo resultado, pois nos proporcionou a chance de conhecer um pouco mais sobre nossos colonizadores trentinos, que foram os responsáveis por trazerem toda essa cultura que vemos em nossa região. É bom para termos mais autoconhecimento sobre nós mesmos e de onde viemos. Infelizmente, não pudemos assistir toda a palestra. Porém, apenas a parte que assistimos foi ótima para agregarmos mais conhecimento por nossa cultura regional.

    Aluna: Tami May

    ResponderExcluir
  4. Adorei a palestra... Sem dúvidas foi uma das palestras mais divertidas e mais interessantes que já prestigiei. Aprender sobre nossa cidade, onde estamos e de onde viemos com palestras assim se tornam cada vez mais interessantes!

    ResponderExcluir
  5. Palestra ótima, sem dúvida uma forma muito interessante de adquirirmos mais conhecimento sobre a cultura da nossa região, o autoconhecimento sobre nós e de onde viemos.

    Aluna: Thais Dallabona

    ResponderExcluir

TURISTAS POR UM DIA

Partindo de uma iniciativa do Projeto de Pesquisa de Ciências Humanas, os alunos do EMITI realizaram um city tour por Rodeio, contemplando...