quinta-feira, 19 de abril de 2018

EM BUSCA DE QUEM SOMOS

  O conhecimento historiográfico sobre o lugar em que estamos e de onde viemos é primordial para entendermos também quem somos enquanto membros da sociedade e, sobretudo, como indivíduos. Na busca de nossas origens, a trajetória histórica de Rodeio tem muito a nos revelar sobre o presente. Neste sentido, o professor e escritor Nélson Dellagiustina, pesquisador da história e dos costumes dos imigrantes e seus descendentes, foi convidado a bater um papo sobre o assunto com os alunos do Projeto de Pesquisa de Ciências Humanas. O encontro foi realizado na escola no dia 18 de abril.


 Autor do livro "Do Trentino a Rodeio", Dellagiustina relatou aspectos referentes às causas da emigração do Tirol/Trentino, comentando fotografias antigas do cotidiano ligado à religiosidade, ao trabalho, ao ensino e às formas de lazer de uma época nostálgica vivida pelos antepassados e que despertou a curiosidade dos estudantes.
Através das fotografias e da conversa, os alunos puderam identificar e comparar locais de Rodeio, percebendo suas profundas transformações, bem como constatar as mudanças de hábitos e costumes populares decorrentes do desenvolvimento e das novas tecnologias.
Mais uma vez, cabe ressaltar e agradecer a participação e colaboração voluntárias do Prof. Nélson nesta etapa de desenvolvimento do projeto de pesquisa.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TURISTAS POR UM DIA

Partindo de uma iniciativa do Projeto de Pesquisa de Ciências Humanas, os alunos do EMITI realizaram um city tour por Rodeio, contemplando...