quinta-feira, 3 de maio de 2018

SAÍDA A CAMPO: IGREJA MATRIZ DE RODEIO

ALUNOS CONHECENDO A IGREJA MATRIZ DE RODEIO


No dia 02 de maio de 2018, visitamos a Igreja Matriz São Francisco de Assis, de Rodeio, e fomos recepcionados pelo Frei Samuel. 

Ao chegarmos lá, o frei começou a explicar a história da matriz, da Ordem Franciscana e dos significados contidos no painel artístico da igreja. 




A construção da Igreja Matriz ficou concluída no ano de 1899. Passou por algumas reformas, entre elas a de 1987, sendo finalizada em 1989.

Uma das suas atrações é o painel Et Incarnatus Est, obra artística projetada, desenhada e pintada pelo artista plástico alemão Lorenz Johannes Hailmais, que se dedicou mais de dois anos (entre 1991 e 1993) para concluí-la. O mural tem 74 cores e todos os tons têm um significado; a técnica utilizada é à base de caseína (requeijão, ovo e cal) misturada a pó de tintas puras. O frei nos levou para vermos de perto o órgão da igreja, trazido para Rodeio em 1906, vindo da Alemanha, e os mosaicos e vitrais.



Frei Samuel também nos levou para conhecer o Noviciado São José, onde moram os freis e noviços, e explicou quais são as suas atividades cotidianas (lavar suas próprias roupas, limpar seus quartos -celas - ajudar no refeitório, manter a área externa limpa, etc). Os noviços também produzem as velas artesanais da igreja e para comercialização. 

Conhecemos o espaço de lazer e o mausoléu onde estão enterrados vários freis franciscanos, entre eles Frei Lucínio Korte, que teve grande atuação no início da imigração, ajudando os colonos a se organizarem no preparo da terra, no ensino, na catequese e na própria construção da matriz.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

TURISTAS POR UM DIA

Partindo de uma iniciativa do Projeto de Pesquisa de Ciências Humanas, os alunos do EMITI realizaram um city tour por Rodeio, contemplando...